Como tratar as crises de Abstinência?

Como tratar as crises de Abstinência?

Como tratar as crises de Abstinência?

As crises de abstinência são um desafio significativo para quem está lutando contra a dependência química. Elas ocorrem quando uma pessoa que estava usando drogas ou álcool para obter sensações de prazer ou alívio emocional interrompe o uso abruptamente. Essa interrupção pode levar a uma série de sintomas físicos e psicológicos desconfortáveis.

O que é crise de abstinência

Antes de falarmos como tratar as crises de abstinência, vamos citar algumas:

  1. Tremores: Movimentos involuntários das mãos ou outras partes do corpo.
  2. Ansiedade: Sentimento de inquietação, nervosismo e preocupação.
  3. Sudorese: Transpiração excessiva.
  4. Náuseas e vômitos: Sensação de enjoo e, em alguns casos, vômitos.
  5. Insônia: Dificuldade em dormir ou manter o sono.
  6. Irritabilidade: Mudanças de humor intensas e irritação.
  7. Desejo intenso pela substância: Forte vontade de usar a droga novamente.

O tratamento da crise de abstinência geralmente envolve a desintoxicação supervisionada por profissionais de saúde. Isso pode incluir o uso de medicamentos para aliviar os sintomas e reduzir o desconforto. Além disso, é fundamental que a pessoa receba acompanhamento psicológico e participe de programas de reabilitação para aprender a lidar com os gatilhos e desenvolver estratégias saudáveis para enfrentar a vida sem o uso de drogas. A prevenção da crise de abstinência envolve evitar o uso de drogas ou buscar ajuda o mais cedo possível para interromper o consumo antes que a dependência se estabeleça.

É preciso saber lidar com as crises de abstinência se quiser permanecer firme na caminhada de recuperação, evitar lugares hábitos e pessoas ajudam a iniciar uma possível crise, leia também nosso post de como evitar a recaída,

Tratamento da dependência química e alcoólica

A dependência é algo que devemos levar a sério, e saber detalhadamente como reagimos, por isso não conseguimos sozinho, é necessário contar com os seguintes apoios:

Supervisão médica:

Avaliação por um profissional de saúde para monitorar os sintomas e fornecer orientações, o médico psiquiatra tem uma influência muito grande, ele ajuda minimizar as sensações desagradáveis das crises de abstinência.

As avaliações podem ser feitas semanalmente, quinzenal, ou mensalmente, dependendo de cada pessoa, pode variar respectivamente, com o grau da dependência química, ou alcoólica.

Medicamentos:

Alguns medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas, lembrando sempre que medicamentos em excesso podem causar dependência também.

Já existe um medicamento que foi testado em camundongos e, foi constatado que ajuda positivamente no caso das drogas, cocaína e, morfina. Leia também o blog: Medicamento para Tratar a Dependência Química.

Terapia comportamental:

A terapia comportamental é uma abordagem da Psicologia, que tem como objetivo modificar comportamentos disfuncionais e, criar novos padrões de respostas.

Essa linha de tratamento tem origem no Behaviorismo, uma ciência psicológica que investiga o condicionamento do comportamento humano de acordo com os estímulos do ambiente. Ajuda a entender gatilhos e desenvolver estratégias saudáveis, para uma boa recuperação.

Apoio psicossocial:

Participar de grupos de apoio pode ser benéfico, pois você encontra pessoas que passaram pelo mesmo problemas, ou por problemas parecidos.

Existem dois excelente grupos de apoio, Amor exigente, e Nar Anon que auxiliam e, dão todo o suporte.

Internação:

A internação é uma opção importante para preservar a integridade afetada por distúrbios mentais, ou pelo vício em entorpecentes. Quando um indivíduo está dominado pelas drogas e, perde a capacidade de conviver com outras pessoas harmoniosamente, e com a sociedade em geral, a internação pode ser a melhor solução.

Clínicas de recuperação

Nossas clínicas de recuperação, e centros de tratamento, traz ao indivíduo que sofre, uma nova maneira de viver, contando com, uma equipe multidisciplinar completa com médico Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo.

A metodologia usada, é através de reuniões em grupos, individuais e também parte medicamentosa, com objetivo de auxiliar e dar todo suporte e ferramentas necessárias para que cada um aprenda a lidar com seus gatilhos emocionais e se manter em sobriedade por muitos anos.

Ter de volta a possibilidade de se encaixar ao meio social, concluir todas as tarefas diárias, como: trabalho, família, lazer, ter de volta motivação e, poder levar uma mensagem de que há vida sem uso de substâncias químicas.

Lembrando que a internação impacta toda a família do indivíduo, e o apoio médico adequado é fundamental para obter resultados positivos na reabilitação da saúde. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, saiba que a internação na clínica de recuperação, é uma alternativa eficaz para lidar com o abuso de drogas.