Qual a Porcentagem de Dependência Química no Brasil?

Qual a porcentagem de dependência química no Brasil?

Sobre qual a porcentagem de dependência química no Brasil, de acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em média, 6% da população brasileira faz uso de algum tipo de droga, sendo dependente químico. Essa porcentagem caracteriza mais de 12 milhões de pessoas.

A dependência química é uma doença crônica, que afeta tanto a saúde física, quanto mental, dos indivíduos. Ela não está relacionada a mau comportamento, falta de caráter ou força de vontade. Pelo contrário, é um distúrbio que requer tratamento e compreensão.

É muito importante analisarmos com calma cuidado e carinho e olhar para o dependente químico ou alcoólatra de uma forma respeitosa.

Qual a substância mais consumida?

A droga mais consumida no Brasil é o álcool, seguido do tabaco. O número de pessoas que faz uso de drogas ilícitas praticamente empata com as que usam medicamentos controlados sem receita médica.

Aqui estão algumas informações detalhadas sobre o consumo de drogas no Brasil: Álcool: O álcool é a droga lícita mais usada no Brasil. Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), 66,4% das pessoas já beberam ao menos uma vez na vida. No último ano do estudo, 43,1% informaram ter bebido, e no último mês, 30,1% consumiram álcool.

Tabaco: O uso de tabaco também é significativo. Cerca de 30,1% dos brasileiros ingeriram tabaco no último mês da pesquisa.

Drogas ilícitas: A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha, com 7,7% dos brasileiros entre 12 e 65 anos já a tendo usado ao menos uma vez na vida. Em segundo lugar, fica a cocaína em pó, com 3,1% de consumo.

A cocaína é uma das substâncias químicas mais consumidas entre os jovens da classe média no Brasil. Cerca de 18% da oferta mundial anual dessa droga é consumida por 2,8 milhões de brasileiros, o que representa 1,4% da população.

Para caracterizar a dependência química, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) estabelece critérios, como o uso recorrente da substância, falhas no desempenho de papéis sociais e a necessidade persistente de usar a droga.

Clínica de recuperação de dependência química e alcoolismo

Nossas clínicas de recuperação, e centros de tratamento, traz ao indivíduo que sofre, uma nova maneira de viver, contando com uma equipe multidisciplinar completa com médico Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo.

A metodologia usada é através de reuniões em grupos, individuais e também parte medicamentosa, com objetivo de auxiliar e dar todo suporte e ferramentas necessárias, para que cada um aprenda a lidar com seus gatilhos emocionais e se manter em sobriedade por muitos anos.

Ter de volta a possibilidade de se encaixar ao meio social, concluir todas as tarefas diárias, como: trabalho, família, lazer, ter de volta motivação e poder levar uma mensagem de que há vida sem uso de drogas.

As Clínicas Lopes que estão espalhadas em todos os Estados e Cidades, tem sem dúvidas as melhores clínicas de recuperação no Brasil, com uma equipe capacitada e preparada para cuidar com muito carinho e amos do seu ente querido.

Encontre uma clínica de recuperação mais próxima de você, e tenha a certeza que nosso tratamento de dependência química e alcoólica faz a diferença. Com metodologias avançadas e um tratamento 100% humanizado. Se você ou alguém que você conhece está lutando contra o vício em drogas, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes.

Deixo aqui, um convite para você saber mais sobre nossas clínicas de recuperação, deixo também outros blogs de excelente conteúdo, para que você tenha um conhecimento mais amplo do que é a dependência química e o alcoolismo, você pode acessar pelo link a seguir: clinicaslopes.com.br/blog, estamos sempre a disposição, para trazer o melhor para você.