
10 Sinais de que seu familiar está usando drogas e como ajudar
Está percebendo que seu familiar está fazendo algo de errado? Nesse conteúdo vamos citar 10 sinais de que seu familiar está usando drogas e como ajudar ele, a encontrar novamente uma maneira nova de viver.
As Clínicas Lopes tem clínicas de recuperação e são especialistas em tratamento de dependência química e tratamento de alcoolismo, ou outras dependências.
Vamos ajudar você a identificar os sinais de que seu cônjuge, filho(a), irmão(a), pai ou mãe ou um amigo próximo da família esteja passando por problemas com drogas, com os 10 sinais de que seu familiar está usando drogas.
Problemas com drogas?
Problemas com drogas? Nós podemos ajudar! Atualmente vemos diversas família sofrendo com uso de drogas, mães que não dormem até que o filhos cheguem em casa, mulheres que ficam desesperadas quando o marido não atende o celular, filhos que vê seu herói se destruindo e não conseguem impedir.
Isso parece assustador, mas a cada ano que passa, cresce o consumo de drogas seja lícitas ou ilícitas, abaixo vou citar 10 sinais de que seu familiar está usando drogas, para você analisar junto ao restante da família.
1- Afastamento Social:
As pessoas que estão fazendo uso de drogas se afastam das outras, elas ficam em “seu mundo”, se afastam de amigos importantes e fica a maior parte do tempo mais isoladas, para poder usar sem incomodar os outros;
2- Falta de Compromisso:
Faltar a reuniões, trabalho, aulas, são compromissos importantes que as pessoas começam de fazer ou faz cada vez com mais frequência por conta do uso de drogas, isso vai acontecendo aos poucos e quando se percebe tomou conta;
3- Baixa alto Estima
Muitos perdem a alto estima, mulheres deixam se maquiar para algum compromisso, homens deixam de fazer a barba, em alguns casos fica sem banho, pois o que mais importa é o uso de drogas;
4- Oscilação de Humor
Mudança de humor com frequência, hora fica bem, outrora fica mal, estressa com facilidade, quando toma uma chuva, ou se o pneu do carro fura, as vezes discute por coisas simples e sem motivos.
5- Falta de Interesse
As pessoas que estão usando drogas, perdem a falta de interesse rapidamente, seja para qualquer tipo de coisa, datas comemorativas, presentes de final de ano ou aniversário, não são mais tão importantes quanto era antes do uso;
6- Falta de Concentração
Usuários de drogas tem dificuldade de concentração, e isso com o passar do tempo se agrava mais, pois as drogas afetam diretamente o cérebro pelo alto teor de toxinas;
7- Mudança de Hábitos Alimentares
Comer muito, ou as vezes nem comer são típicos de pessoas que estão usando drogas, a compulsão já começa a tomar conta e vem o descontrole com alimentação;
8- Estados Depressivos
Com o uso de drogas as pessoas começam a ter picos de depressão, ansiedade, e vai cada vez mais se fechando naquele ciclo vicioso, e pode se tornar uma depressão profunda;
9- Inquietação
As pessoas ficam aceleradas, nada esta bom, anda de um lado para o outro, não fica parado em uma sala de cinema, ou até mesmo em um almoço de família, sempre fica inquietos;
10- Descontrole Financeiro
O último e não menos importante é o descontrole financeiro, pessoas que estão em uso de drogas nunca tem um valor de reserva, gasta sem limites para sustentar os vícios, pega dinheiro emprestado, em muitos casos quem tem empresas grandes pode chegar a falência.
O que fazer para ajudar a pessoa que está com problema com drogas
Ao identificar 10 sinais de que seu familiar está usando drogas e como ajudar, você consegue conversar com a pessoa que está fazendo o uso, é um ponto inicial muito importante, fazer ele ou ela enxergar que não está sozinho, que tem tratamento e que você o apoia.
Muitas famílias as vezes tem vergonha ou até mesmo medo de conversar sobre esse assunto, mas pode ser um divisor de água para a interromper o uso e iniciar um tratamento.
Em alguns casos intermediários a família pode procurar um psicólogo ou psiquiatra para ajudar o paciente, com atendimentos on-line ou presencial.
Tipos de Tratamento e Internações Contra as Drogas
Os tratamentos contra as drogas, ou seja, tratamento para dependência química, pode ser através de medicamentos para controlar as crises de abstinência, caso esteja muito avançado é necessário a internação em uma clínica de recuperação.
Existem 3 tipos de internação na clínica de recuperação, internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória, abaixo estarei citando uma a uma:
Internação Voluntária para dependentes químicos e alcoólatras
Muitas pessoas passam por problemas de alcoolismo, e o primeiro passo é reconhecer a impotência sobre as drogas e buscar um tratamento para se recuperar.
A internação voluntária ocorre quando o paciente aceita e procura, por livre e espontânea vontade, o tratamento para iniciar sua recuperação das drogas.
Internação Involuntária para dependentes químicos e alcoólatras
A internação involuntária é regulamentada pela Lei nº 13.840/19, de 5 de junho de 2019. A lei prevê que os familiares podem solicitar a internação involuntária quando o paciente não consegue lidar com o álcool, colocando em risco sua saúde física e mental.
Internação Compulsória para dependentes químicos e alcoólatras
A internação compulsória ocorre quando um juiz de direito solicita, através de laudo prescrito por um médico psiquiatra, a internação do paciente por falta de domínio sobre si mesmo, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
O juiz determina a clínica de recuperação onde o paciente será internado para o tratamento do alcoolismo, levando em consideração a melhor estrutura e adequação aos padrões exigidos pelos órgãos competentes.
As Clínicas Lopes oferece tratamento de dependência química e tratamento de alcoolismo, todas nossas clínicas de recuperação, são legalizadas e com alta porcentagem de reabilitação.
Acesse NOSSAS UNIDADES e veja a clinica de recuperação mais próxima de você, terá um especialista para tirar todas as suas duvidas e te mostrar o melhor caminho a seguir.