
Alcoolismo Funcional Entenda como é e quando buscar ajuda
Alcoolismo Funcional Entenda como é e quando buscar ajuda. Existem alguns tipos de alcoolismo, mas hoje vamos falar principalmente do alcoolismo funcional, e ajudar você nesse momento tão delicado e doloroso.
O alcoolismo não escolhe classe social, raça, cor nem sexo, é uma doença progressiva e em muitos casos fatal, precisamos estar atentos aos sinais que indicam o avanço do alcoolismo.
Alcoólatra Funcional
Os alcoólatras funcionais formam um grupo com idade um pouco mais avançada, cerca de 40 anos e se tornaram dependentes depois dos 30, apesar de terem começado a beber no início da vida adulta.
Esse grupo apresenta uma porcentagem moderada de depressão, mas é raro que sofram com outros transtornos de saúde mental, boa parte de grupo fazem uso de cigarros, mas não há muitos casos de abuso de outras drogas.
Cerca de 60% dos alcoólatras funcionais são do sexo masculino. De todas as classificações, esse é o grupo com menos chance de ter problemas legais com alcoolismo, nesse grupo a maior parte das pessoas tem bons níveis de educação e variados níveis de renda.
Muitos dos alcoólatras funcionais são casados e sofrem por causa do vício, no entanto menos de 20% deles já procuraram ajuda profissional para cuidar da dependência alcoólica, a maioria busca grupos de apoio e a clínicas de recuperação particulares.
Outros tipos de alcoólatras
Explicamos com detalhes o tipo de alcoólatra funcional, existem outros tipos de alcoólatras que se classificam por suas características e os principais comportamentos individuais. Abaixo vou citar as características de cada um:
Alcoólatra jovem adulto
Inicia o uso do álcool no final da adolescência, ou inicio da idade adulta, um estudo americano aponta que 31% dos dependentes se encaixam nessa classificação, por corresponder ao maior grupo, que beber algum tipo de bebida alcoólica.
Alcoólatra jovem antissocial
Esse grupo começa a beber álcool ainda na adolescência cerca de 21% das pessoas desenvolve a dependência no inicio da juventude, e prevalece sendo antissocial, mas podem se tornar agressivos e com traços de criminalidade.
Alcoólatra crônico
A pesquisa aponta que esse é o grupo menor, cerca de 9% das pessoas começam a beber na adolescência e desenvolvem a dependência perto dos 30 anos de idade, esse grupo tem tendência em desenvolver depressão, fobias, síndrome do pânico entre outros.
Alcoólatra familiar intermediário
Esse grupo, aponta a pesquisa, são aqueles que tem parentes que são alcoólatras, começam a beber no final da adolescência e se tornam dependentes por volta dos 30 anos, eles tem tendência em usar outros tipos de drogas como maconha e cocaína.
Porque buscar ajuda para um alcoólatra
A dependência do álcool está presente em muitos lares, um estudo aponta que a maioria das agressões contra as mulheres são causada pelo uso abusivo de drogas, mas principalmente pelo uso do álcool.
Buscar ajuda é um gesto de carinho e amor, em prol a pessoa que sofre de alcoolismo e não sabe como sair desse vício, existem clínicas de recuperação que trata o alcoolismo e outras dependências, trazendo de volta um vida plena e mais saudável.
As clínicas Lopes, estão presentes em várias cidades e estados, a maior rede de clínicas e oferece a reabilitação da dependência química, os profissionais da clinica de recuperação são qualificados e com anos de experiencia, para ajudar você a encontrar um caminho certo.
Seja onde estiver não deixe para depois, busque a ajuda imediata, o álcool pode parecer inofensivo, no inicio pode parecer uma brincadeira, mas não se engane, é muito prejudicial a saúde física, mental e espiritual.
Lembre-se dependência alcoólica tem tratamento e você não está sozinho, procure sempre um profissional da área da saúde para te auxiliar, tirar suas dúvidas