
Quem somos? As Clínicas Lopes Reabilitação e Saúde Mental foi fundada em 2018, sempre visando a qualidade no atendimento oferecido aos pacientes crônicos que precisam de cuidados especiais, muito carinho e atenção. Assim, as Clínicas Lopes nasceu com o objetivo de dar condições mais humanas e dignas de tratamento aos pacientes crônicos internados. Oferecemos dietas balanceadas, palestras motivacionais, monitoração com terapeuta holístico, acompanhamento com psiquiatras, psicólogos e enfermeiros. Com serviço diferenciado, ambiente de lazer integrado aos nossos meios clínicos nos torna-se diferentes por oferecer um tratamento médico e terapêutico eficaz aliado a uma qualidade de vida.
A história das Clínicas Lopes
No início do ano de 2018 um homem por nome de Mateus Lopes da entrada na clínica de recuperação em Itú, interior de São Paulo, para realizar um tratamento de dependência química e alcoolismo, com objetivo de se livrar dos vícios.
Após duas tentativas frustradas anteriores, Mateus começa então, a entrar em recuperação. Mateus conta sobre a dificuldade em enfrentar uma vida sem uso de drogas e álcool. “Foi muito difícil o começo, muitas crises de abstinência: noites sem dormir direito, irritabilidade, oscilação de humor, ficar longe da família, mas eu sabia que um dia isso tudo iria passar“.
Ao longo do tratamento de dependência química e alcoolismo, Mateus se dedicava exclusivamente ao tratamento, por ser graduado em Educação Física, onde trabalhou por muitos anos como Personal Trainer, Mateus inicia um trabalho de educação física na clínica de recuperação.
Atividade Física na clínica de recuperação
Segundo Mateus que estudava muito sobre o corpo humano, conta que foi uma virada de chave conciliar o tratamento de dependência química, com o exercício físico, com objetivo de cansar o corpo, dormir melhor e ajudar na desintoxicação das drogas.
E foi isso que ele fez, logo criou um projeto, junto com a psicóloga da clínica de recuperação, com intuito de ajudar os outros internos a melhorar sua saúde física, elaborava gincanas, torneios de futebol, disputas de nado, na piscina, entre outras atividades.
Mateus sempre foi um homem bom, e com um coração gigante, e em recuperação sempre gostou de ajudar as pessoas, sempre fez questão de se doar em prol a uma pessoa que sofria com a dependência química ou alcoólica.
Término do tratamento na clínica de recuperação
Quando Mateus terminou seu tratamento na clínica de recuperação, ele quis continuar trabalhando para ajudar outras pessoas, ele foi contratado pela unidade e foi fazer o que fazia de melhor, ajudar os demais, através de exercícios físicos.
Logo ele sentia a necessidade de ajudar mais, foi então que se mudou para o Rio de Janeiro e também implementou a atividade física nas clínicas de recuperação do Rio de Janeiro.
Após dois anos Mateus conheceu sua Companheira onde tem um relacionamento até hoje, e juntos foram servir. Mateus também implementou a atividade física nas clínicas de recuperação da Bahia, onde passou junto com sua esposa, mais dois anos.
Nesse período Mateus sempre cuidou muito de sua recuperação, sobre o que aprendeu na clínica de recuperação, mas infelizmente teve uma recaída.
A recaída das drogas, pode acontecer?
Uma recaída pode acontecer, faz parte da vida de um dependente químico, no entanto o que não faz parte é se manter recaído, Mateus conta que sua recaída foi horrível, mas logo procurou ajuda novamente para se cuidar, ele diz: “A recaída serviu também como uma forma de ver onde estava errando, nos mínimos detalhes“, e com isso ele foi sanando esse problema.
Não é fácil se manter em sobriedade, mas é possível, levando a risca do 12 passos de (NA). Após essa recaída Mateus decide ajudar as pessoas de outra forma, escrevendo, publicando, e divulgando, através do site Clínicas Lopes.
A volta por cima da dependência química
A volta por cima de Mateus foi essa, ele encontrou outra maneira de ajudar, dessa vez não só os dependentes químicos e alcoólatras, mas também as famílias.
Hoje Mateus se encontra em recuperação, e em sobriedade, e realiza através das Clínicas Lopes, um trabalho de conscientização, e encaminhamento para as clínicas de recuperação. Ajudando as famílias a encontrar uma clínica de recuperação mais próxima, para ajudar seu ente querido a sair desse mundo escuro que são as drogas.
Mateus Lopes é especialista em dependência química e alcoolismo, e tem um propósito a seguir, ajudando seus iguais a se livrarem dos vícios.
Clínicas de recuperação no Brasil
Hoje as Clínicas Lopes, tem as melhores clínicas de recuperação do Brasil, e conta com suporte em todas as áreas, com profissionais altamente qualificados, e com amor a profissão.
Temos clínicas de recuperação em todos os Estados e Cidades, e a metodologia aplicada em cada uma delas, você pode acompanhar na página: NOSSAS UNIDADES.
Você que está passando por um momento difícil na luta contra os vícios, ou conhece alguém que precisa de ajuda, nos procure, que vamos ajudar.
Não deixe para depois o que você pode prevenir hoje, existe vida sem uso de drogas, Mateus é uma prova viva disso. Estaremos sempre à disposição para salvar vidas, e fazer um tratamento de dependência química e alcoolismo em nossas clínicas de recuperação.
INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA
A internação voluntaria é recomendada aos pacientes que ainda tem condições de avaliar os prejuízos causados por sua doença, sendo pelo uso de substâncias psicoativas ou depressão, e percebem a necessidade de um tratamento direcionado as suas necessidades e dificuldades.
INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA
É importante ressaltar que a internação involuntária para dependentes químicos é um procedimento legal. Esta modalidade é recomendada para os casos em que o dependente não percebe os prejuízos causados pelas substâncias psicoativas, tendendo valorizar aspectos positivos de consumo, colocando em risco a si, a sua família e ou a terceiros, não aceitando o tratamento.
Essa modalidade de tratamento tem sua principal característica, proteger o dependente químico em local terapêutico adequado com a finalidade de propiciar a desintoxicação, conscientização dos malefícios do uso e abuso das drogas, através de técnicas motivacionais eficazes.
INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA
Nesse caso não é necessária a autorização familiar. A internação compulsória é sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a própria condição psicológica e física. O juiz levará em conta o laudo médico especializado, as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.