A Cocaína
A Cocaína é um Alcaloide extraído pelas folhas da planta coca, e tem origem a mais de 4500 anos, as folhas da coca eram usadas pelos índios em forma de mastigação, acredita-se que o consumo ajudava nas atividades diárias, no trabalho pesado e como uma tradição pelo povo indígena naquela época.
Com a industrialização no século XIX, a cocaína chegou aos países desenvolvidos, e foi consumida com o intuito de tratar fortes dores, até mesmo Freud “O Pai da Psicanálise” ingeriu, e tentou tratar outros amigos, porém o auto índice de dependência fez com que ajustava uma parte, mas afetava de forma negativa outras.
Acontece que a cocaína tem vários componentes e age diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC), provocando vários fatores que podem levar até a uma overdose se consumida em altas quantidades.
Efeito da cocaína no organismo
A droga atua no (SNC) bloqueando os receptadores da dopamina, fazendo assim acúmulo desse neurotransmissor no sistema de recompensa Cerebral.
A Dopamina é armazenada em terminais pré sinápticos e, é liberada na fenda sináptica após um estimulo realizado na parte Neural.
Quando ela se encontra na fenda, ela sofre catabolismo e recaptação para o terminal pré sináptico, isso acontece pelos transportadores dopaminérgicos.
Falando de forma resumida, a cocaína é responsável por liberar uma sensação poderosa e altamente positiva quando ingerida, por esse motivo a pessoa se torna dependente por não conseguir ficar sem a droga, e aumenta a vontade de sentir novamente aquela sensação de bem estar.
No entanto, ela também causa vários fatores que são altamente destrutivos, pois o uso constante faz o que o indivíduo perca a motivação dos afazeres diários, como: trabalhos, responsabilidades, estudos, e acabam vivendo somente para o consumo, deixando também de fazer suas necessidades básicas, como: tomar banho, fazer a barba, se arrumar.
Os problemas ainda continuam, pois os sentimentos como: amor, carinho, caráter, respeito, se vão e os problemas emocionais ficam ainda mais fortes, sensações de abandono, perdas, incapacidade tomam conta, e cada vez fica pior a convivência do dependente, entre familiares e amigos, seja no ambiente de trabalho, escola, no futebol no fim de semana, festas, datas comemorativas. Enfim, em qualquer lugar que ele esteja, sempre haverá um certo desconforto da parte dele.
Efeitos da cocaína após o uso
A cocaína apresenta alguns efeitos após o uso, a seguir vou citar alguns desses efeitos:
- Euforia;
- Aumento do estado de alerta;
- Aumento de autoconfiança, prazer e bem-estar;
- Aumento se sensações sexuais;
- Aumento acelerado de pensamentos;
Efeitos da cocaína a longo prazo
É bastante comum as pessoas apresentar sintomas ruins com o uso constante da cocaína, e isso traz malefícios ao corpo do ser humano, sendo dominado pela substância as pessoas vão morrendo aos poucos, abaixo vou citar os sintomas indesejáveis a longo prazo:
- Fadiga;
- Irritação com facilidade;
- Aumento da impulsividade;
- Oscilação de humor;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Sudorese;
- Aumento da temperatura corporal;
- Hipertensão;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Delírios;
- Paranoia;
Como citado anteriormente a pessoa que é dependente da cocaína perde o sentido de viver, e tudo que faz é para ter mais uma dose da droga, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a dependência química e alcoólica, como uma doença sem cura, no entanto existem tratamentos, clínicas de recuperação, casas de reabilitação, grupos de apoio, estão a disposição para fazer esse trabalho.
Clínica de recuperação de dependência química
Nossas clínicas de recuperação, e centros de tratamento traz ao indivíduo que sofre, uma nova maneira de viver, contando com uma equipe multidisciplinar completa com médico Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo.
A metodologia usada é através de reuniões em grupos e individuais, e também parte medicamentosa, com objetivo de auxiliar, dando todo suporte e ferramentas necessárias, para que cada um aprenda a lidar com seus gatilhos emocionais e se manter em sobriedade por muitos anos. Ter de volta a possibilidade de se encaixar ao meio social, concluir todas as tarefas diárias, como: trabalho, família, lazer, ter de volta motivação e poder levar uma mensagem de que há vida sem uso da cocaína.