
A Liberação da Maconha!
O Supremo Tribunal Federal (STF) para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal no Brasil. Isso significa que, caso um usuário seja pego com uma quantidade de maconha para uso próprio, ele estará cometendo um ato ilícito, mas sem possibilidade de pena. No entanto, a decisão do STF não legalizou a maconha. Para que isso ocorra, seriam necessárias novas leis e regulamentação, o que é de responsabilidade do Congresso. Uma nova sessão da Corte está marcada para delimitar critérios específicos. Portanto, a maconha não foi liberada de forma geral, mas o porte para consumo pessoal deixou de ser considerado crime. O consumo em local público continua proibido.
A maconha e a dependência química
Sabemos que a maconha é responsável por muitas tragédias em famílias e na sociedade, o uso da erva quando fumada causa dependência química, e é a porta de entrada para outras drogas que se torna mais agressivo para o corpo humano.
No entanto muitas pessoas fazem o uso da droga em forma de recreação, negligenciando os riscos causados pela maconha, abaixo vou citar os malefícios causados pelo uso abusivo da maconha.
Malefícios causados pelo uso da maconha
Efeitos imediatos após o uso:
- Coração acelerado: A maconha pode aumentar a frequência cardíaca.
- Dificuldade de raciocínio: Pode afetar a capacidade de pensar com clareza.
- Perda de memória: O uso pode prejudicar a memória.
- Náusea: Alguns usuários podem sentir enjoo.
Efeitos do uso prolongado:
- Dificuldades de atenção, memória e raciocínio: O uso frequente pode afetar essas funções cognitivas.
- Síndrome de hiperêmese: Náuseas e vômitos intensos devido ao THC.
- Esquizofrenia: Maior risco em usuários frequentes, especialmente se começaram na adolescência.
- Bronquite crônica: A fumaça da maconha irrita os pulmões e pode causar problemas respiratórios.
As Clínicas Lopes faz um alerta, não use maconha, não use substancias químicas, no começo pode parecer uma brincadeira, uma diversão, mas essa falsa sensação te leva a ruína, procure praticar exercícios, lazer com a família, e tenha uma vida sem uso de drogas.