Tratamento do Alcoolismo

Tratamento do Alcoolismo

As Clínicas Lopes tem tratamento do alcoolismo, e outras dependências, a história do Álcool tem origem na Pré-história durante o período Neolítico. Nesse conteúdo vou explicar sobre o álcool tipos e como tratar. A bebida que tem como sua composição açúcares presentes em cereais, raízes, e frutas. Etanol, Metanol, Isopropílico, entre outros, são uma família de álcool que podem ser fermentados, ou destilados.

No caso da cerveja e do vinho são fermentados, enquanto whisky, licores, vodca, gim e a cachaça, derivam da destilação.

O processo de fermentação alcoólica acontece quando açúcares são degradados pelo fungo Saccaromyces cerevisiae produzindo assim Álcool e Gás Carbônico.

No processo de destilação pode-se ter o teor alcoólico mais alto ou mais baixo dependendo de cada produtor.

Quantidade de álcool em porcentagem de alguns tipos de bebidas

Existem vários tipos e marcas de bebidas, cada uma, com um teor alcoólico, umas com teor alcoólico baixo outras alto. A seguir vou citar os tipos de bebidas e sua porcentagem de álcool em cada uma delas:

Tipos de bebidas Porcentagem de álcool (%)
Cerveja 3.2 – 4.0
Ales 4.5
Porter 6.0
Stout 6.0 – 8.0
Liquor 3.2 – 7.0
Saquê 14.0 – 16.0
Vinho de mesa 7.1 – 14.0
Vinho frizante 8.0 – 14.0
Vinhos fortificados 14.0 – 24.0
Vinhos aromatizados 15.5 – 20.0
Brandies 40.0 – 43.0
Whiskies 40.0 – 75.0
Pinga 40.0 – 50.0
Vodkas 40.0 – 50.0
Gin 40.0 – 48.5
Rum 40.0 – 95.0
Aquavit 35.0 – 45.0
Okolehao 40.0
Tequila 45.0 – 50.5

O Álcool é Droga?

O álcool também é droga considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma droga depressiva, de fácil acesso, pois pode ser encontrada em vários lugares como supermercados, praias, shoppings e principalmente em bares, não se engane, o tratamento do alcoolismo vai além de uma simples questão, é uma doença que não tem cura, assim como câncer, diabetes entre outras. Mas existe tratamento de alcoolismo.

Problemas emocionais, ansiedade, insegurança, perdas que muitos não sabem lidar, são os principais gatilhos, que levam ao uso, e o álcool entra muitas vezes como refúgio para se anestesiar do problema, fatores psicossociais, traços de personalidade e hereditário, se juntam e agrava ainda mais o caso, fazendo o indivíduo passar por vários estágios do alcolismo, as chances de uma pessoa ficar alcoólatra tem uma porcentagem maior em casos hereditários e genéticos.

É muito falado que a dependência do álcool basta ter força de vontade, basta criar vergonha na cara, para sair do vício. Mas estudos revelam que é necessário ajuda de profissionais da área da saúde, não é fácil, mas a parte medicamentosa, psicoterapias, onde se fala da raiz do problema, cuidado especial e individual mostra sucesso no tratamento de alcoolismo, é criada estratégias para saber lidar com os “gatilhos” e ter anos de recuperação.

O Álcool como tratar

Estudos realizados recentemente mostra, que cerca de 6 milhões da população brasileira fazem uso de bebida alcoólica, aproximadamente 64% dos estudantes já experimentaram algum tipo de bebida que contém álcool, aproximadamente 21% da população geral nunca fizeram uso, em relação a homens e mulheres a porcentagem segue aproximadamente 54% e 27% respectivamente. Esse estudo foi realizado no ano de 2016.

Esse numero diminuiu em relação ao ano de 2010, porém o consumo ainda continua com índice muito alto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem aproximadamente 100 mil mortes no Brasil ao longo de um ano, pelo uso abusivo de bebida alcoólica.

Tipos de alcoólatras

Muitas pessoas que fazem uso do álcool, dizem não ter problema com a droga, no entanto é necessário analisar e procurar ajuda quando necessário, a seguir vou citar em detalhes os tipos de alcoólatras:

Alcoólatra Jovem Antissocial:

Muitas pessoas que tem característica da doença começa a ingerir álcool muito cedo, são pessoas que tem problemas de socialização, reservados, introvertidos.

Alcoólatra Funcional:

São as pessoas que levam uma vida aparentemente normal, realiza suas atividades diárias e ingerem álcool com frequência ou não, em grande quantidade ou não, eles acham que está tudo sob controle.

Alcoólatra Crônico:

São as pessoas que ingerem o álcool com muita frequência, que perdeu o controle de muitas áreas da vida e do dia a dia, colocando em risco a própria integridade física, e aos demais por perto, (cônjuges, filhos, pais).

Alcoólatra Familiar Intermediário:

São as pessoas que tem histórico na família de alcoolismo, esses começam a ingerir álcool ainda na adolescência e tem maior risco da dependência da droga.

Tratamento para alcoolismo

O tratamento para alcoolismo deve ser escolhido atenciosamente, nossas clínicas de recuperação e centros de tratamento traz ao indivíduo que sofre, uma nova maneira de viver, contando com uma equipe multidisciplinar completa com, médico Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas em tóxico dependência e de tratamento de alcoolismo.

A metodologia usada para o tratamento do alcoolismo, é através de reuniões em grupos, e individuais, e também com remédios para parar de beber, com objetivo de auxiliar e dar todo suporte e ferramentas necessárias para que cada um aprenda a lidar com seus gatilhos emocionais, e se manter em sobriedade por muitos anos.

Ter de volta a possibilidade de se encaixar ao meio social, concluir todas as tarefas diárias, trabalho, família, lazer, ter de volta motivação, e poder levar uma mensagem de que existe vida sem uso de álcool. Existe tratamento de alcoolismo, nos procure, podemos ajudar.