
Diferença entre Clínica de Recuperação e Comunidade Terapêutica
Vou começar esse conteúdo falando sobre a diferença entre clínica de recuperação e comunidade terapêutica. Muitas pessoas no mundo todo estão enfrentando problemas relacionados ao uso de drogas ou álcool, um estudo recente mostra o aumento do uso de drogas, mas como saber o melhor lugar para tratamento de dependência química e alcoolismo.
A diferença entre uma clínica de recuperação, e uma comunidade terapêutica está principalmente nos serviços oferecidos e na abordagem do tratamento, no entanto as duas tem um propósito de oferecer um tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. Abaixo vou citar detalhadamente uma clínica de recuperação e comunidade terapêutica:
Clínica de recuperação
Uma clínica de recuperação conta com ambiente mais hospitalar que inclui médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiros de plantão, nutricionista, professor de Educação Física, administradores, diretores entre outros.
Além disso a clínica de recuperação utiliza macas, aparelhos de oxigênio, equipamentos médicos, e um período maior de carga horária de trabalho, a clínica de recuperação trata pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substancias psicoativas (drogas).
O Tratamentos de dependência química e alcoólatras pode ser tanto o tratamento voluntário quanto também o tratamento involuntário.
Comunidade terapêutica
A comunidade terapêutica por sua vez é um ambiente mais familiar, onde possui um tratamento para dependência química ou alcoólica voltadas ao convívio social e a convivência entre os pacientes.
As comunidades terapêuticas faz o tratamento dos dependentes químicos e alcoólatras de forma totalmente voluntária, é necessário ir por livre e espontânea vontade.
Conta com médico psiquiatra, psicólogos, e também terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo, assistente social, no entanto não necessariamente no período de 24h.
Como tratar a dependência química e o alcoolismo?
O tratamento para dependência química e alcoolismo deve ser de uma forma delicada e sempre visando que é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) os cuidados devem ser 100% humanizados como é a metodologia de trabalho das Clínicas Lopes
E as clínicas de recuperação e as comunidades terapêuticas, estão aqui para ajudar nesse trabalho lindo na luta contra os vícios de álcool e drogas.
Internação voluntária e Involuntária e compulsória
Existem 3 formas de internação para tratamento de dependência química e alcoolismo, a seguir vou citar as formas de internação:
Internação voluntária
Sabemos existem muitas pessoas que passam por problemas de dependência química e alcoolismo, o primeiro passo é reconhecer a impotência sobre as drogas e buscar um tratamento para dependentes químicos e alcoólatras.
A internação voluntária é quando o paciente aceita e procura por livre e espontânea vontade o tratamento, sendo assim realizada a internação para iniciar o tratamento.
A internação voluntária é bastante utilizada em comunidades terapêuticas.
Internação involuntária
A internação involuntária é regulamenta pela Lei nº 13840/19 do dia 05 de junho de 2019. É previsto na lei que os familiares podem solicitar a internação involuntária a partir do momento que o paciente não consegue lidar com a doença, colocando em risco sua saúde física e mental.
As pessoas que fazem uso, e abuso de drogas ou álcool e perdem o controle da vida, deixando as atividades diárias como trabalho, estudo entre outros sempre em segundo plano.
Internação compulsória
A internação compulsória é quando um juiz de direito solicita, através de laudo prescrito por um médico da área da psiquiatria, onde se afirma que a pessoa não tem domínio sobre si só, e coloca em risco a ele mesmo, e aos demais em sua volta.
O Juiz determina a clínica de recuperação que o paciente ficará internado para tratamento de dependência química e alcoólatras, visando a melhor clínica e que se encaixa nos padrões de exigências dos órgãos competentes.
Busque sempre um tratamento de excelência, optar pela clínica de recuperação ou pela comunidade terapêutica depende de cada caso, a melhor maneira é contar com as Clínicas Lopes que tem as melhores clínicas de recuperação do Brasil.