Diferença entre Usuário e Dependente Químico

Diferença entre Usuário e Dependente Químico

Diferença entre Usuário e Dependente Químico

A diferença entre usuário e dependente químico esta na quantidade e formas que é feito o uso, ou seja o usuário tem um certo controle, já o dependente químico não tem controle e se perde no decorrer da vida.

Usuário de drogas

Hoje em dia existem pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas esporadicamente, em festas, em baladas, aos fins de semana, e conseguem manter o controle de suas atividades de vida diária, como cuidar da família, estudar, trabalhar exercer a funções essenciais, esses são o usuários.

Os mesmos tem um certo controle, e por isso ele diz que não é dependente e para quando quiser, isso também é uma ilusão, pois pode piorar o quadro.

Dependente químico

O dependente químico usa substancias por um tempo de forma esporádica e socialmente, porém por falta de aceitação e inabilidade emocional ou até mesmo fisiológica passou a usar com mais frequência sem cessar.

Após um tempo essas pessoas começam a sofrer dificuldades cada vez maiores com situações simples de seu cotidiano, discussões familiares, dificuldades com o trabalho, dificuldades em cumprir horários, desconforto financeiro.

Nesse momento o pessoa encontra um novo relacionamento com as drogas por conta das sensações provocadas por elas, abaixo vamos citar algumas;

Sensações causadas pelas drogas

As drogas pedem causar diversas sensações ao usuário, abaixo vou citar algumas

  • Auto estima elevada;
  • Sensação de poder;
  • Facilidade de sociabilizar;
  • Grande euforia;
  • Felicidade e excesso;

Podemos usar vários nomes para essas sensações, no entanto o mais exato é “anestesia”, a pessoa começa a se anestesiar para ter essas falsas sensações, criando cada vez menos habilidades para lidar com seu emocional e realidade de vida.

A escravidão da dependência química e alcoólica

Quando a pessoa passa a usar com mais frequência e já perdeu o controle da situação ele vira escravo das drogas, não aceita mais a vida que esta levando, porém fica difícil para de usar. O dependente nessa fase pode apresentar sensações contrarias de quando começou o uso.

Problemas financeiros se tornam cada vez maiores, pequenos furtos começam a aparecer, situações desconfortáveis como não ter higiene pessoal, e até mesmo viver em situação de morar na rua. Sendo comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença sem cura, no entanto existe tratamento.

Clínica de reabilitação de dependência química e alcoólica

Para o dependente químico umas das formas de se cuidar e se tratar são as clínicas de recuperação de álcool e drogas, por já existir uma dependência emocional e fisiológica é necessário acompanhamento profissional com médicos psiquiatras, psicólogos terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo, em um ambiente fechado, onde não tem acesso ao uso das drogas.

A importância do tratamento na clínica de recuperação

A importância do tratamento na clínica de recuperação seja em casos de internação voluntária ou internação involuntária é primordial, pois dentro de uma clínica tem todo suporte para a pessoa que sofre pela dependência química ou alcoólica.

É uma fase de tratamento, que pode durar de 3 a 6 meses dependendo de cada caso, existem dentro do tratamento as fases que são de desintoxicação, reabilitação psicológica, e reinserção social, a partir dai os profissionais da área dão todo suporte e ferramentas necessárias para que o dependente cure suas dores emocionais e saia com um pensamento melhor.

Importante citar que cada caso é um caso, que deve ser tratado de forma individual, e cuidar dos mínimos detalhes desde a chegada do paciente até sua alta.

As Clínicas Lopes que é referencia em tratamento de dependência química e alcoólica pode te ajudar, com metodologias inovadoras e profissionais qualificados, sempre visando o bem estar do paciente, promovendo mais saúde e bem estar, restaurando famílias, e trazendo de volta a dignidade da pessoa que sofre com os vícios.

Encontre mais perto de você uma unidade das Clínicas Lopes, busque sempre um tratamento sério e de respeito ao paciente.