Internação Involuntária
A internação involuntária é quando uma pessoa sofre de dependência química, dependência alcoólica, outras dependências, ou problemas de saúde mental, nesse caso quando ela oferece risco para ela mesmo ou para os demais a sua volta colocando em risco a própria saúde física e, emocional. A lei 13840/19 está ao lado do familiar para auxiliar.
É de grande importância analisar cada caso, e respeitar o espaço de cada dependente químico, aconselhando, e ficando próximo, auxiliar e dar conselhos positivos.
A dependência química, e alcoólica, é uma doença e devemos tratar como tal, é comum casos em que algumas pessoas julgam as outras que sofre com a dependência química ou alcoólica, sem saber os por menores, e fala que é falta de vergonha na cara, fala que é safadeza, entre outras falas.
Como citado a internação involuntária é quando a pessoa não aceita o tratamento, mas precisa de ajuda para se livrar do uso de substâncias.
Dicas importantes para o dependente químico
A seguir estarei destacando, 8 dicas importantes para identificar que um dependente precisa de ajuda, essas dicas servem para o familiar entender e ajudar, são elas:
- Analisar o comportamento;
- Entender e respeitar o espaço do dependente;
- Ter a confiança do dependente;
- Ajudar o dependente a ver a dimensão do problema;
- Sugerir acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico;
- Não aponte o dependente;
- Procure um grupo de apoio;
- Procure uma casa de recuperação Clínicas Lopes;
Internação involuntária quando é aplicada?
A internação involuntária é realizada sem o consentimento do paciente e a pedido de terceiros, geralmente familiares, mas também pode ser solicitada por outras fontes. O pedido deve ser feito por escrito e aceito por um médico psiquiatra. Comportamentos que indicam a necessidade:
Falta de responsabilidade com compromissos antigos, o usuário de substâncias químicas perde o interesse em atividades que antes eram importantes para ele, como: trabalho, estudos, compromissos importantes, e práticas esportivas.
Uso intenso de drogas, indicado por características como: olhos vermelhos, perda de peso súbita, alterações no apetite e sono, coordenação dificultada e fala arrastada.
Medidas necessárias para a internação involuntária
A internação involuntária envolve normas específicas exigidas por lei. Deve ser considerada quando os familiares acreditam que é a única medida capaz de tirar o indivíduo do vício, mostrando que ele não tem domínio sobre si.
Concluindo a internação na clínica de recuperação involuntária, deve ser tratado com muito carinho e amor, sendo assim, o paciente terá uma maneira nova de viver, tendo as ferramentas necessárias para ficar em sobriedade.
Clínica de recuperação de dependência química e alcoolismo
Nossas clínicas de recuperação, e centros de tratamento, traz ao indivíduo que sofre, uma nova maneira de viver, contando com uma equipe multidisciplinar completa, como: médico Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas em tóxico dependência e alcoolismo, Nutricionista, Assistente Social.
A metodologia usada é através de reuniões em grupos, individuais e também parte medicamentosa, com objetivo de auxiliar e dar todo suporte e ferramentas necessárias, para que cada um aprenda a lidar com seus gatilhos emocionais e se manter em sobriedade por muitos anos.
Ter de volta a possibilidade de se encaixar ao meio social, concluir todas as tarefas diárias, como: trabalho, família, lazer, ter de volta motivação e poder levar uma mensagem para outras pessoas, de que há vida sem uso de drogas.
As Clínicas Lopes que estão espalhadas em todos os Estados e Cidades, tem sem dúvidas as melhores clínicas de recuperação no Brasil, com uma equipe capacitada, e preparada para cuidar com muito carinho e amor do seu ente querido.