Equipes de plantão 24 horas, para remoção e resgates em todo o território nacional.

No serviço de remoção de pacientes existem duas maneiras de se abordar o dependente químico: o resgate involuntário e o resgate descaracterizado. São os meios mais práticos para que o dependente possa ser conduzido a uma clínica de tratamento.
O resgate involuntário acontece quando o dependente está em estado mais avançado no uso de drogas, tendo perdido a consciência, havendo a necessidade do serviço de remoção de pacientes.
Nesses casos, geralmente o dependente não consegue nem mesmo entender os riscos que está correndo, negando-se a qualquer tipo de ajuda. Assim, é preciso recorrer ao serviço de remoção de pacientes para que ele seja conduzido para o tratamento.
A abordagem, nesses casos, acontece discretamente, com o acompanhamento dos familiares, havendo apenas necessidade de intervenção de mais enfermeiros, quando há agressividade por parte do dependente químico.
Quando se trata de serviço de remoção de pacientes através do resgate descaracterizado, a diferença maior está no fato de que os profissionais responsáveis pelo resgate não utilizam uniformes de trabalho, utilizando um veículo discreto, mantendo o sigilo sobre a atividade e impossibilitando o dependente de qualquer ação agressiva ou de recusa de remoção.
No resgate descaracterizado, tudo deve ser planejado com antecedência pelos familiares e pelos responsáveis pela clínica, forjando uma situação casual, sem que o dependente tenha conhecimento. Trata-se de um método bastante eficaz, podendo ser solicitado nos casos em que o dependente não aceita o resgate convencional.
Profissionais envolvidos na remoção de pacientes
Os envolvidos no transporte via ambulância de pacientes são profissionais especialmente treinados para qualquer tipo de socorro, além de serem especializados em suas profissões. Esses profissionais trabalham diariamente com perfis os mais diferentes de pacientes, desde os que aceitam a remoção até os que se tornam mais agressivos.
Durante o resgate, o principal cuidado dos enfermeiros é com relação à preservação da saúde e do bem-estar do paciente. O serviço de remoção de pacientes, nesse caso, tem a responsabilidade de conduzir o dependente até a clínica de tratamento, onde ele ficará internado para se recuperar do uso e abuso de drogas.
No caso de o resgate e a remoção forem feitas de forma voluntária, o dependente poderá acompanhar os profissionais, enfermeiros e socorristas, até a clínica, ou ele mesmo poderá ir até lá acompanhado pelos seus familiares.
Havendo necessidade de ambulância para tráfego de pacientes, o procedimento deve ser outro, havendo todos os cuidados para que o dependente não sofra qualquer dano físico.
Seja qual for o tipo de serviço de remoção de pacientes, é importante que ele seja conduzido por uma equipe de profissionais técnicos devidamente preparados para todo e qualquer tipo de situação.